sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vila do Bispo - A única casa que sobreviveu ao Terramoto de 1755

Na Rua dos Moinhos Nº 6, na Vila do Bispo encontra-se, ainda hoje, a única casa que ficou em pé no terramoto de 1755.
Apoiada nula lage de pedra, sobrelevada relativamente ao pavimento circundante, mostra-nos a dimensão e a arquitectura das casas de habitação algarvias de meados do Séc. XVIII. Digno de nota é a reduzida área da habitação e a ausência de qualquer janela.
Este é um verdadeiro museu vivo, com um valor histórico único no município da Vila do Bispo e no Algarve em geral, que só é pena não ser aproveitado para um fim mais nobre, do que o estado de abandono em que se encontra. Sobreviveu ao mais devastador dos terramotos, mas se nada for feito não sobreviverá à degradação.

5 comentários:

  1. Fascinante! Desconhecia de todo.
    Muito obrigado, Nuno, por nos presentear com mais esta curiosidade histórica.

    ResponderEliminar
  2. Incrível, mesmo. Também desconhecia este facto. Muito interessante! Obrigada por partilhar! Já agora, se me permite o atrevimento, tem mais alguma informação relativamente aos efeitos do terramoto de 1755 na igreja do Colégio de Portimão? Estou a realizar um trabalho sobre a mesma e gostaria de incluir algo mais sobre isso.

    ResponderEliminar
  3. Tenho algumas coisas. Contacte-me para o email genealogiadoalgarve@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. imposível o ataque foi de tal maneira forte que atéa torre ifel caia a baixo

    ResponderEliminar
  5. Também o telhado em bico perpendicular à rua são características das casas daquele tempo e que sobreviveram ao terramoto de 1755.

    ResponderEliminar